24 novembro 2008

Uma sugestão de ordem de leituras



Em, 2002 eu fundei um grupo no Yahoo! Chama-se "Culto Lovecraftiano" e era voltado para as obras do escritor Howard Phillip Lovecraft (1890 - 1937, Providence, Rhode Island), ou mais conhecido como H. P. Lovecraft. Lovecraft foi um escritor de terror que praticamente redefiniu o gênero ao adcionar elemntos nunca antes vistos. Assim surgia o horror cósmico (cujos filhos deste são August Derleth, Stephen King e outros). Mas, o que é horror cósmico? Pense em dosagens de raças alienígenas, civilizações antigas e deuses imensos e cruéis habitando nossos oceanos... Parece loucura? Parece que não nos resta chance? Para maiores informações, dou abaixo uma sugestão de ordem de leitura dos trabalhos do Lovecraft.


Como surgiu essa lista? Sabemos que Lovecraft escreveu quase duzentas obras entre poesias, ensaios e contos. Muitos desses contos foram (em especial os da juventude) foram destruídos com fogo e outros foram esquecidos. Dos 110 que restaram, apenas 72 foram traduzidos para o português (embora muitos estejam em edições esgotadas). por essa razão, elaborei a seguinte sugestão de ordem de leitura. Ela não segue uma ordem necessariamente cronológica (interna ou externa), embora eu esbarre nela, algumas vezes. Os contos de Lovecraft podem ser lidos de forma independentes, embora alguns personagens, coisas, lugares e eventos sejam citados em outros contos.


Assim sendo, tentei listar os contos que ainda podem ser encontrados e os coloquei numa ordem que aos poucos façam com que o leitor vá se aprofundando nos ciclos e complexidades do universo de Lovecraft, conforme procuro explicar ao longo da listagem. Na frente de cada conto há uma sigla indicando a qual livro pertence (conferir na legenda, abaixo) e a qual ciclo. Todas essas edições foram publicadas pela editora Illuminuras.


*Legenda - K - À procura de Kadath
S - A maldição de Sarnath
ML - Nas montanhas da loucura
RH - O horror em red Hook
CC - A cor que caiu do céu
D - Dagon


1- Ciclo dos Mitos de Cthulhu
2- Ciclo das Terras dos Sonhos
3- Ciclo de Ficção Científica
4- Ciclo de Terror


*


Uma vez que Lovecraft se identificava com um de seus personagens (Randolph Carter, o único protagonista recorrente), uma boa pedida é ir acompanhando como esse personagem entra aos poucos na loucura do horror cósmico, nos contos:
"O depoimento de Randolph Carter" (ML, 1)
"O inominável" (D, 1)
"À procura de Kadath" (K, 1&2)
"A chave de prata" (K, 2)
"Através dos portais da chave de prata" (K, 2)
A leitura do conto "Procura de Kadath" pode deixar o leitor confuso, já que além da transição dos Mitos de Cthulhu para as Terras dos Sonhos, há uma infindável referência de criaturas, lugares, histórias e pessoas das Terras dos Sonhos. Portanto, recomendo que a leitura prossiga mergulhando nas referências encontradas no conto:
"Celephais" (K, 2)
"Os outros deuses" (S, 2)
"Os gatos de Ulthar" (S, 2)
"Nyarlathotep" (S, 2)
"A procura de Iranon" (S, 2)
"A maldição de Sarnath" (S, 2)
Conhecendo uma quantidade boa sobre a Terra dos Sonhos, e entrando em contato com os deuses antigos, talvez seja hora de conhecer mais sobre os mitos de Cthulhu. Para isso, a melhor forma é pelas poucas, boas e longas novelas de Lovecraft, que explicam bem detalhadamente sobre a relação e história desses deuses e tomos proibidos:
"A sombra sobre Innsmouth" (D, 1)
"O horror de Dunwich" (CC, 1)
"Nas montanhas da loucura" (ML, 1)
Depois disso, sugiro cair de cabeça nos contos, que são mais fáceis de ler e exigem menos conhecimento prévio do que os que você teram. São eles:
"O chamado de Cthulhu" (RH, 1)
"A cidade sem nome" (S, 1)
"O assombro das trevas" (RH, 1)
"A coisa na soleira da porta" (RH, 1)
"Os sonhos na casa das bruxas" (ML, 4)
"A gravura na casa" (RH, 4)
"O horror em Red Hook" (RH, 1)
"O rastejante caos" (S, 1)
"O festival" (S, 1)
E continue com outros contos de terror, levemente relacionados aos mitos de Cthulhu. Como:
"O modelo de Pickman" (RH, 4)
"A tumba" (S, 4)
"Além da barreira do sono" (S, 3)
"Do além" (S, 3)
"O sabujo" (RH, 4)
"Herbert West - Reanimador" (RH, 4)
"Arthur Jermyn" (D, 4)
"Os ratos nas paredes" (CC, 4)
"A cor que caiu do céu" (CC, 3)
Acredito, que depois de ler "A cor que caiu do céu" você desejará conhecer mais obras de ficção científica de Lovecraft. Então, é a hora de seguir para os contos:
"A sombra fora do tempo" (CC, 3)
"Nas muralhas de Eryx" (S, 3)
A partir disso, procure os seguintes contos, em qualquer ordem:
"O que vem com a lua" (S, 4)
"Hypnos" (S, 2)
"Encerrado com os faraós" (S, 4)
"A casa abandonada" (ML, 4)
"A nau branca" (K, 2)
"A estranha casa entre as brumas" (K, 2)
"Ar frio" (RH, 4)
"Ele" (CC, 4)
"O alquimista" (CC, 4)
"A fera na caverna" (CC, 4)
"A rua" (CC, 4)
"O ministro maligno" (CC, 4)
"Dagon" (D, 1)
Acredito que depois de tudo isso, vocês já terão conhecimento mais do que o suficiente para decidir o que ler, o que reler e o que não ler. Divirtam-se. Quase tudo o que realmente importa está nesta lista.

6 comentários:

Solange Bispo dos Santos disse...

Olá
Muito obrigada pela lista. Ficará bem mais fácil me guiar agora. É claro que vc já tinha comentado antes a ordem de leitura, mas como nunca tinha tomado nota, ficou difícil me lembrar. Agora não perderei mais. Beijos e obrigada por me apresentar a esse rico universo de Locecraft.
Solange

unknow disse...

Muito bom teu blog, só recentemente voltei a comprar os livros q lia na adolescência (incluindo muitos de Lovecraft). Essa lista me será muito útil, obrigado. Já está em favoritos...

Anônimo disse...

Muito bom faz todo o sentido, até mesmo eu que já li a maioria destes contos acho que vou voltar a eles nesta ordem, para poder conhecer melhor a obra e cabeça louca de Lovecraft.Séiro, putz, gostei muito. Andei olhando os textos e tô contigo.

Aurvandill disse...

Que bom! Valeu! Essa listagem eu fiz a pedido de um cara no Orkut, depois levei para a lista do CultoLovecraftiano e os caras também acharam que fazia sentido. Até eu busquei reler os contos nessa ordem. Até onde li tem sido bem legal, tem me ajudado a entender mais as coisas (o difícil é passar de novo pelos contos chatos, que não vou citar aqui quais são para não desanimar ninguém).

Anônimo disse...

Por algum acaso, vc nao teria links ou arquivos em upload pra disponibilizar aqui pra baixar?

Aurvandill disse...

Clique no link indicado. Acho que lá deve ter e-books (piratas, claro).